Curso de Especialização em Harmonização Orofacial

 

Especialização em Harmonização Orofacial

 

Modulo 1:

 - Anatomia da face: ossos da face, inervação, vascularização, drenagem linfática, musculatura, placas adiposas, SMAS e corpo adiposo da bochecha, acidentes anatômicos de importância para HOF - Pele: estudo dos aspectos microscópicos, histoquímico e fisiológico das estruturas orgânicas que compõem a pele, enfatizando os aspectos morfológicos característicos. - Envelhecimento facial: processo de envelhecimento intrínseco e extrínseco da face com ênfase no planejamento de harmonização facial - Análise facial: parâmetros anatômicos da face, visões frontal, perfil, superior e inferior, ângulos e linhas faciais, medidas de referência em homens e mulheres, proporção áurea na face, terços e quintos faciais, análise da espessura dos tecidos faciais.

Professores: Ronaldo Silva/ Priscilla Bovo/ Luciana Ponton

Modulo 2:

 - Terapêutica medicamentosa: medicamentos prescritos voltados para HOF, pré e pós procedimentos: antiinflamatórios, analgésicos, antibióticos e anestésicos. Funções, indicações, contraindicações, reações adversas. - Cosméticos: indicação e prescrição de medicamentos, cremes, pomadas, loções e séruns para prevenção e tratamentos tópicos de diversas alterações da apele, antienvelhecimento, hidratantes, foto protetores, estimulantes da formação e manutenção de colágeno e demais estruturas da pele, clareadores (tratamento para hiperpigmentação), cosméticos com ação lifting, etc. - Nutracêuticos: indicação e prescrição de compostos bioativos como coadjuvantes em HOF. Vitaminas, antioxidantes, antienvelhecimento, foto protetores VO, estimulantes da formação e manutenção de colágeno e demais estruturas da pele, agentes clareadores.

Professores: Patricia Rodella/ Priscilla Bovo/ Luciana Ponton

Modulo 3:

 - Emergências medicas. Prevenção e condutas nas seguintes emergências: Hipertensão, hipotensão, hipotensão ortostática, hiperglicemia, hipoglicemia, Insuficiência Cardíaca, crises convulsivas (manutenção de vias aéreas), crises psiquiátricas, insuficiência suprarrenal aguda, reações relacionadas ao estres (prescrição de ansiolíticos), sincope vaso vagal, crise de hiperventilação, crise de asma, crise de DPOC, reações de hipersensibilidade, reação anafilática, reações sistêmicas relacionadas ao uso excessivo de anestésicos locais, Angina, infarto, parada cardíaca – RCP - Biossegurança: conjunto de medidas empregadas com a finalidade de proteger a saúde da equipe e dos pacientes em ambiente clínico, controle dos riscos físicos, químicos e biológicos, controle dos riscos ergonômicos e acidentais. - Ética e legislação odontológica: conhecimentos sobre os aspectos morais, sociais e legais no exercício de uma especialidade da Odontologia. Código de ética odontológica. - Bioética: Princípios e Fundamento da Bioética, Experimentação com seres humanos, ética no atendimento, Consentimento Assistencial, Consentimento em Pesquisas, Humanização. - Metodologia científica: planejamento e condução de investigações, enriquecendo seus conhecimentos. O ensino pretende desenvolver nos alunos o pensamento científico, reflexivo e crítico, tornando-o capaz de observar, analisar, criticar e buscar informações sobre os problemas da realidade, a fim de escolher alternativas, apresentar e executar soluções embasadas na análise. Orientações quanto a execução dos artigos.

 Professores: Lucas Ponton/ Adriana Freitas Aznar Luciana Ponton

Modulo 4:

 - Microagulhamento: terapia de indução de colágeno, modo de ação, protocolos de tratamentos, indicações, contraindicações, profundidades das agulhas, cuidados pré e pós tratamento, cosméticos associados, mecanismo de Ação, reações esperadas, Roller X Dermapen. Prática em pacientes modelo. - Peeling: envelhecimento cutâneo e avaliação da pele, rotas envolvidas na melanogêse e nos distúrbios de síntese de melanina, disfunções estéticas faciais e correção através dos peelings químicos, definição e classificações dos peelings químicos, protocolos diferentes e suas indicações, pré- e o pós-procedimento, controle da reação de um peeling químico e como tratar e prevenir possíveis intercorrências, contraindicações, protocolos e formulações avançadas para rejuvenescimento, protocolos e formulações para clareamento. Prática em pacientes modelo. - Mesoterapia: função e a indicação de diversos princípios ativos para uso isolado ou em mesclas para mesoterapia facial. Conhecer meios de diagnosticar, indicar e desenvolver habilidade técnica para aplicação intradérmica destes ativos na face e pescoço. Método Skinbooster. Prática em pacientes modelo. - Lipo enzimática de papada: revisão anatômica da região submentoniana, técnica não invasiva para redução da gordura submentoniana com a utilização de enzima lipolítica, metabolismo da gordura, mecanismos de ação da enzima, indicação, contraindicação, técnica de aplicação e protocolo de tratamento, prognostico dos resultados. Prática em pacientes modelo.

Professores: Luciana Corona/ Luciana Ponton/ Priscilla Bovo

Modulo 5:

 - Agregados leuco-plaquetários autólogos e habilitação em venopunção: fisiologia do sangue e da coagulação, plaquetas (origem, fisiologia, grânulos e conteúdos), leucócitos (classificação e função, diferenciação, funções na imunidade e no reparo tecidual), fibrina (fisiologia, arquitetura tridimensional, moléculas de Adesão, fibrinopeptídeos e fibrinólise), diferenciação e maturação celular, imunofenotipagem de mononucleares, fatores de proliferação e diferenciação celular (fatores de crescimento), evidências histológicas e bioquímicas, hemostasia (coagulação e anticoagulação), terminologia dos derivados plaquetários, anatomia dos locais para venopunção periférica e materiais utilizados, metodologia para coleta sanguínea, processamento para obtenção de Plasma Rico em Plaquetas e Plasma Rico em Fibrina, metodologia e protocolo de obtenção, aplicações na HOF, protocolos de tratamento. Prática em pacientes modelo.

Professores: Ricardo Grillo/ Priscilla Bovo/ Luciana Ponton


Modulo 6:

 - Toxina Botulínica básico e avançado (estético e terapêutico): origem da toxina botulínica A como produto estético, histórico e evolução, imunogenicidade, marcas comerciais, reconstituição, armazenamento e conservação, indicações, contraindicações, estrutura e mecanismo de ação, dinâmica muscular da face, protocolos clínicos em função da histologia muscular, diagnóstico e planejamento, técnicas de aplicações básicas e avançadas, prevenção e controle de intercorrências. Tratamento das seguintes rugas e linhas de expressão facial: linhas do terço superior da face (frontais, glabelares, nasais e orbitais), metodologia para arqueamento de supercílio, ponta nasal, linhas de marionete, linhas perilabiais, linhas mentuais, efeito Nefertiti, tratamento sorriso gengival, assimetria facial e do sorriso, tratamento de deformidades faciais causadas por AVC, paralisia de Bell, etc., bruxismo e apertamento, dor orofacial, DTM, sialorreia em pacientes com necessidades especiais, cefaleias e enxaquecas, cuidados pós tratamento, associações de formulas para manutenção do efeito, possíveis antídotos. Exercício de simulação de reconstituição e dosagem clínica para protocolos estéticos e funcionais. Exercícios para marcações faciais e dosagens. Prática em pacientes modelo.

 Professores: Luciana Ponton/ Priscilla Bovo

Modulo 7:

 - Preenchedor básico e avançado: revisão de anatomia de cabeça e pescoço voltada para preenchimento facial, fisiologia do envelhecimento, o que são preenchedores, materiais preenchedores, características físico químicas dos materiais, conceitos básicos, como é feita a indução de colágeno, indicações e contraindicações, marcas comerciais, anestesia para preenchimento, protocolos de preenchimento, metodologia quantidade/espaço de padronização do preenchimento, como manipular e aplicar cada material, quais regiões da cabeça devo empregar cada produto, emprego de cânulas e agulhas para preenchimento, período de tratamento, quanto tempo dura cada tratamento, vantagens e desvantagens, escultura labial, preenchimento de sulcos e linhas, emprego da Técnica de Subincisão, Biomodelação orofacial com ácido hialurônico, preenchimento de goteira lacrimal (olheira), rinomodelação, têmporas, malar, mandíbula, mento, reposicionamento tecidual da face - Full Face, estudo, diagnóstico e planejamento de casos clínicos, possíveis intercorrências e manejo de complicações, terapêutica aplicada. Viscossuplementaçao de ATM. Prática em pacientes modelo.

Professores: Luciana Ponton/ Priscilla Bovo

Modulo 8:

- MD Codes: revisão anatômica por áreas de trabalho, tabela de remodelação, diferenças entre gêneros, agulha X cânula paratécnica de MD Codes, modos de aplicação, estrutura alvo, técnicas de aplicação, áreas a serem tratadas de acordo com a indicação, áreas a serem tratadas divididas por códigos: frontal, temporal, supercílios, glabela, periorbital, Tear trough, malar e arco zigomático, sulco nasolabial, lábios, linhas marionete, mento, linha mandibular, códigos de lifting facial, áreas de risco, possíveis efeitos adversos e como trata-los. Prática em pacientes modelo.

 Professores: Luciana Ponton/ Priscilla Bovo

Modulo 9:

 - Lasers e Fotobiomodulação: aspectos físicos e biológicos no uso de laser e led, o uso clínico dos diversos comprimentos de onda, interação da luz laser com tecidos biológicos e tecidos orais, mecanismos de ação dos lasers de alta e baixa potencia e aplicações na HOF, terapioa fotodinâmica, conhecer como controlar hipercromias, síntese de proteínas no reparo tecidual, efeito bactericida e fungicida, drenagem linfática, aumento do tônus muscular, controle de efeitos indesejados da toxina botulínica e preenchedores faciais, tratamento de paralisias faciais e espasmos, controle do processo inflamatório e reparo tecidual com uso de luz, associação de diversos tratamentos em HOF e uso de luz. Prática em pacientes modelo. - Ozonioterapia na HOF: Introdução à Ozonioterapia, geradores de O3, propriedades físicas e químicas, formas de determinar a concentração de ozônio, toxicidade, fundamentos bioquímicos e mecanismos de ação, propriedades biológicas da Ozonioterapia, estresse oxidativo, importância e valor clínico, ozonioterapia e o metabolismo do oxigênio, ozonioterapia como agente regulador do sistema imune, ação química e germicida do ozônio, emprego da agua e óleos ozonizados, estímulo do colágeno com ozonioterapia, formas de aplicação na Estética Orofacial, aplicação tópica e ação cicatricial.

Professores: Daniela Rocha/ Luciana Ponton/ Priscilla Bovo

Modulo 10:

- Bioestimuladores e preenchedores de média permanência: Sculptra, Elansé e Hidroxiapatita de cálcio: Introdução, O que são os Bioestimularores? Bioestimularores também podem ser empregados como Preenchedores? Apresentação dos produtos, composição dos produtos, mecanismos de ação, Bioinduçao de colágeno, avaliação clínica e indicações, contra-indicações, manipulação de cada material, doses e diluições, aplicação de cada material, regiões que cada produto pode ser aplicado, período e protocolos de tratamento, duração de cada produto, vantagens e desvantagens, cuidados na aplicação e pós tratamento, principais intercorrências, complicações e recomendações. Prática em pacientes modelo.

 Professores: Ricardo Grillo/ Priscilla Bovo/ Luciana Ponton

Modulo 11:

 - Bichectomia: histórico, revisão anatômica loco regional, conceito de bichectomia, conceito de lipodistrofia facial, otimização do contorno de rostos arredondados, indicações e contraindicações, abordagem técnica da Bola Adiposa de Bichat, análise facial, avaliação e escolha do paciente candidato a bichectomia, instrumentais, anestesia, pré-operatório, técnica cirúrgica passo a passo, como prevenir complicações, como manejar e resolver complicações em bichectomia, farmacologia aplicada. Prática em pacientes modelo.

Professores: Luciana Ponton/ Priscilla Bovo

Modulo 12:

 - Lipoaspiração submentoniana cirúrgica: revisão anatômica loco regional, histologia e fisiologia do tecido lipídico da cabeça e pescoço processo de lipodistrofia, processo inflamatório, cicatrização e reparo tecidual , formação do queixo duplo e suas causas, metabolismo das gorduras, evolução das técnicas de lipoplastia submandibular com aspiração, aspectos legais, termo de consentimento livre e esclarecido, diagnóstico e plano de tratamento, materiais e instrumentais, descrição da técnica cirúrgica passo a passo, exames préoperatórios, riscos operatórios, prevenção e controle de intercorrências, protocolo medicamentoso pré e pós operatório. Prática em pacientes modelo. - Lipoenxertia facial: introdução a lipoenxertia, revisão de literatura sobre lipoenxertia, células tronco derivadas do tecido adiposo técnica de obtenção da gordura para lipoenxertia, volumização X regeneração , tipos de enxerto de gordura , protocolos de lipoenxertia - macrofat, milifat, microfat e nanofat, técnicas de preparo da gordura, procedimentos Pós Lipoaspiração, Funcionalidade da gordura em Harmonização Orofacial, Combinação de nanofat e Agregados leucoplaquetários, Intercorrências Pós operatórias como prevenir e tratar. Prática em pacientes modelo.

 Professores: Fernando Gentil/Luciana Ponton/ Priscilla Bovo

Modulo 13:

 - Fios de PDO básico e avançado: como ocorre o envelhecimento e a reversão deste processo, revisão de SMAS, histórico sobre os fios faciais, indicações de uso em Odontologia, possibilidades de aplicações, contraindicações de ordem geral e local para emprego dos fios faciais, conceito de rejuvenescimento facial, princípios de fios faciais, como planejar um caso clínico, seleção de casos: análise do tipo de pele, hábitos, aspectos nutricionais, modificações e versatilidades técnicas visando personalizar um tratamento de modo a otimizar os resultados, quais os riscos e como tratá-las. Conceitos do Lifting Avançado, modalidades de aplicação, apresentação de tipos de fios de autossustentação e efeito lifting, aplicações dos fios para revitalização facial, tipos de fios; o Liso; o Parafuso; o Espiculado agulhado e canulado, o Fio Nose, técnicas de aplicação de cada tipo de fio, termo de consentimento, recomendações pré e pós-operatórias, tratamento de intercorrências, acompanhamento e manutenção dos resultados. Prática em pacientes modelo. - Fios de Silhouete: revisão literária sobre fio de silhouete, composição, resposta biológica a curto e longo prazo, indicações e contra-indicações, possibilidades de aplicações, conceito de rejuvenescimento facial, como planejar um caso clínico, seleção de casos, modificações e versatilidades técnicas visando personalizar um tratamento de modo a otimizar os resultados, quais os riscos e como tratá-las. Conceitos do Lifting com fio silhouete, modalidades de aplicação, recomendações pré e pós-operatórias, tratamento de intercorrências, acompanhamento e manutenção dos resultados. Prática em pacientes modelo.

 Professores: Ricardo Grillo/ Priscilla Bovo/ Luciana Ponton

Modulo 14:

- Fios italianos e Russos (avançado – ancoragem aponeurótica): revisão de SMAS aprofundado, estudo das ptoses faciais, teoria da expansão do continente X redução do conteúdo, oval central da face e oval periférico da face, classificações faciais quanto ao volume facial, quando preencher e quando suspender?, histórico sobre os fios faciais russos e italianos, características e composições dos fios russos, características e composições dos fios italianos, indicações de uso de ambos fios, vantagens e desvantagens de cada fio, resposta biológica de cada fio, possibilidades de aplicações, contraindicações de ordem geral e local, conceito de rejuvenescimento facial, princípios de fios faciais para aplicação dos fios italianos e russos, como planejar um caso clínico, seleção de casos: análise do tipo de pele, hábitos, aspectos nutricionais, modificações e versatilidades técnicas visando personalizar um tratamento de modo a otimizar os resultados, quais os riscos e como tratá-las. Conceitos do Lifting Avançado, técnicas de ancoragem para lifting de terço superior, médio e inferior da face, técnica de convergência temporal, técnica de ancoragem aponeurótica temporal, técnica de ancoragem aponeurótica mastoidea para cervicoplastia, recomendações pré e pós-operatórias, tratamento de intercorrências, acompanhamento e manutenção dos resultados. Prática em pacientes modelo.

Professores: Luciana Ponton/ Priscilla Bovo

Modulo 15:

 - Rinomodelação Clínica: revisão de anatomia loco regional, materiais preenchedores utilizados em rinomodelação, características físico químicas dos materiais, conceitos básicos, indicações e contraindicações, marcas comerciais, anestesia para rinomodelaçao, protocolos de preenchimento, metodologia quantidade/espaço de padronização da rinomodelaçao, como manipular e aplicar cada material, emprego de cânulas e agulhas, período de tratamento, quanto tempo dura o tratamento, vantagens e desvantagens, como prevenir complicações, como manejar e resolver complicações, farmacologia aplicada Prática em pacientes modelo. - Rinomodelaçao com fios absorvíveis e fios permanentes: revisão de simetria facial, alterações nasais, conceito de suspensão nasal, revisão anatômica loco regional aprofundada, cuidados pré operatórios, tipos de fios usados para rinomodelaçao, técnica de suspensão com fios permanentes e absorvíveis, instrumental, técnica anestésica, técnica de fechamento da base alar, técnica de afinamento da ponta nasal, cuidados pós operatórios, como prevenir complicações, como manejar e resolver complicações, farmacologia aplicada. Prática em pacientes modelo. - Redução de base nasal: histórico e revisão bibliografica, conceito de proporção nasal, visagismo, proporção áurea, como avaliar a real indicação de alectomia, conceito de alecotmia, indicações e contraindicações, avaliação e escolha do paciente candidato a alectomia, modificações e versatilidades técnicas visando personalizar um tratamento de modo a otimizar os resultados, instrumentais, anestesia, pré-operatorio, técnica cirúrgica passo a passo, como prevenir complicações, como manejar e resolver complicações, farmacologia aplicada. Prática em pacientes modelo.

Professores: Luciana Ponton/ Priscilla Bovo

Modulo 16:

 - Lip Lift: histórico, revisão anatômica loco regional, conceito de proporção facial e proporção do sorriso, visagismo, proporção áurea, conceito de lip lift, otimização de resultados pós reabilitações orais, otimização de resultados pós cirurgia ortognatica, indicações e contraindicações, avaliação e escolha do paciente candidato a lip lift, modificações e versatilidades técnicas visando personalizar um tratamento de modo a otimizar os resultados, instrumentais, anestesia, pré-operatorio, técnica cirúrgica passo a passo, como prevenir complicações, como manejar e resolver complicações, farmacologia aplicada, Integração do lip lift e a biomodelação labial. Prática em pacientes modelo. - Corner Lift: histórico, revisão anatômica loco regional, conceito de proporção facial e proporção do sorriso, visagismo, proporção áurea, causas do sorriso caído ou “sorriso triste”, conceito de corner lift, otimização de resultados pós reabilitações orais, vantagens e desvantagens, técnica cirúrgica X técnica clínica com preenchimento, indicações e contraindicações, avaliação e escolha do paciente candidato a corner lift, modificações e versatilidades técnicas visando personalizar um tratamento de modo a otimizar os resultados, instrumentais, anestesia, pré-operatório, técnica cirúrgica passo a passo, como prevenir complicações, como manejar e resolver complicações, farmacologia aplicada, Integração do corner lift e a biomodelação labial. Prática em pacientes modelo.

 Professores: Luciana Ponton/ Priscilla Bovo

Modulo 17:

 - Eyebrow lifting com e sem ancoragem rígida: Introdução, atualidade, Senescência X senilidade, quadralizaçao da face, conceito de ptose facial, revisão anatômica loco regional, cuidados pré operatórios, tipos de fios usados para Eyebrow lifting, técnica de suspensão com fios, instrumental, técnica anestésica, técnica de suspensão frontociliar passo a passo, técnica de suspensão frontociliar com fixação rígida passo a passo, cuidados pós operatórios, como prevenir complicações, como manejar e resolver complicações, farmacologia aplicada. Prática em pacientes modelo.

Professores: Luciana Ponton/ Priscilla Bovo

Modulo 18:

 - lifting facial avançado: anatomia cirúrgica da face aprofundada, zonas de risco cirúrgico, revisão do processo de envelhecimento facial, processo inflamatório, reparo e cicatrização tecidual, como ocorre a ptose e a flacidez facial, indicações, análise facial, aspectos legais, planejamento de cirurgias e microcirurgias faciais na HOF, como planejar uma cirurgia reconstrutiva, plano de tratamento para cirurgias faciais, solicitações e interpretações de exames pré-operatórios, principais anestesias para cirurgias faciais na HOF, técnicas de sutura em pele, protocolo medicamentoso, materiais e instrumentais, descrição da técnica cirúrgica de lifting facial na HOF passo a passo, associação da técnica com fios faciais, riscos operatórios, prevenção e controle de intercorrências, cuidados e recomendações pós operatórias, assistência, precauções e prognostico emergenciais, cuidados e medicações pós-operatórios.

Professores: Luciana Ponton/ Priscilla Bovo

Modulo 19:

 - (opcional Universidade da Flórida): - Entrega dos artigos e cerimonial de encerramento do curso Professores: Luciana Ponton/ Priscilla Bovo/ Ronaldo Silva 

    Parceiros

    Imagem
    Imagem
    Imagem
    Imagem
    Imagem
    Imagem
    Imagem
    Imagem
    Imagem
    Imagem
    Imagem
    Imagem
    Imagem
    Imagem
    Imagem
    Imagem
    Me chame no WhatsApp Agora!